AICAL

AICALivros é uma revista on line da Associação de Investigação e Cultura dos Açores / Leiria – AICAL – que nasceu em 2008 com o objectivo de promover a Cultura e a História
dos Açores e do Distrito de Leiria. Está a constituir uma Biblioteca, com 7200 duzentos volumes e milhares de outros elementos. Com esta página a AICAL pretende essencialmente
promover aqueles que parecem esquecidos – LIVROS e ESCRITORES. Os interessados em divulgar os seus livros nesta página devem contactar aicalivros@gmail.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Graça Jacinto




Aventuras entre Açores, Paris e Estados Unidos
Graça Jacinto
com "Laços fortes e decisões difíceis"

"LAÇOS FORTES E DECISÕES DIFÍCEIS" é o primeiro livro de GRAÇA JACINTO,
tendo sido apresentado em várias localidades do país. Este romance está a angariar enorme sucesso entre os leitores.


A aventura de vários personagens percorre lugares como Leiria, Caldas da Rainha e São Martinho do Porto, como as ilhas do Faial e em destaque o Pico, Paris e Nova Iorque.
Uma troca de emoções entre figuras que tocam as estórias reais que se abraçam ao imaginário que a autora fez transbordar para o elenco da fantasia.
Este romance, embora de forma ligeira, aflora o tema das crianças autistas que necessitam de um ensino e especialmente de um carinho especial.
Embora seja uma narrativa ficcionada com base nos conhecimentos reais, um dos personagens deste romance é mesmo uma professora de Educação Especial, que parte em busca de seus pais...
No enredo deste romance são destacados os valores da família, dos amigos e as relações pessoais…
Adélio Amaro, autor do prefácio de "Laços fortes e decisões difíceis" de GRAÇA JACINTO, num dos parágrafos descreve o referido livro como "Numa permuta de ideias e ideais, de aventuras, de sentimentos, de desejo e essencialmente de saudade, desponta a união entre o continente e ilhas. União quebrada pela ponte ausente que tem seus pilares lacrados na força do mar e pela lágrima que teimosamente concebeu seu atalho no rosto de quem tem o sonho na mão e a saudade no coração".

GRAÇA JACINTO nasceu em 1965 na aldeia de Chão da Parada, situada na freguesia de Tornada, no concelho de Caldas da Rainha, a poucos quilómetros do inspirador mar. Tirou o curso do Magistério Primário, licenciou-se depois em Estudos Portugueses  e Ingleses e, mais tarde, especializou-se em Educação Especial nos domínios cognitivo e motor. Está integrada no ensino há cerca de um quarto de século, profissão que a levou, ao longo dos anos, a fazer as malas e a percorrer vários pontos de norte a sul do país. Desenvolve actualmente a sua actividade profissional como docente de Educação Especial com um grupo de crianças autistas, numa escola de Leiria. A dança, a leitura, a escrita e as viagens estão entre as actividades de eleição para ocupar os seus tempos livres.

Excerto da obra
"Saiu disparada, batendo com a porta, pôs os óculos de sol e entrou na rua debaixo de um abrasador calor de agosto. Agosto no centro de Manhattan! Nova Iorque! Mas Nova Iorque é Nova Iorque, naquele calor ou noutro, é sempre New York City. Só que ela nem o calor conseguia sentir. Sentia-se como que anestesiada pela discussão que acabara de ter. Parecia-lhe agora que a sua vinda a Nova Iorque fora um profundo erro. Mas afinal do que é que estava à espera? Questionou-se. Saíra da sua terra natal, atravessara o oceano Atlântico na esperança de encontrar a sua mãe biológica, aquela que a trouxera ao mundo, sangue do seu sangue. Mas aquela discussão acabava agora com todas as expectativas. Todas!"

Sem comentários:

Enviar um comentário