AICAL

AICALivros é uma revista on line da Associação de Investigação e Cultura dos Açores / Leiria – AICAL – que nasceu em 2008 com o objectivo de promover a Cultura e a História
dos Açores e do Distrito de Leiria. Está a constituir uma Biblioteca, com 7200 duzentos volumes e milhares de outros elementos. Com esta página a AICAL pretende essencialmente
promover aqueles que parecem esquecidos – LIVROS e ESCRITORES. Os interessados em divulgar os seus livros nesta página devem contactar aicalivros@gmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Antologia de Poetas Lusófonos

Leiria foi capital da Poesia
Duas centenas na apresentação
da VI Antologia de Poetas Lusófonos

O Museu da Imagem em Movimento (m|i|mo), em Leiria, recebeu a sessão de apresentação da VI Antologia de Poetas Lusófonos perante cerca de 200 pessoas que se deslocaram de Bragança ao Algarve e algumas vindas do estrangeiro, concretamente Canadá, Brasil, Espanha e França.
Esta sexta antologia contou com a participação de 119 poetas, oriundos de 14 países. No conto geral as seis antologias editadas, pela editora leiriense Folheto Edições, desde 2007, compreendem mais de 300 poetas de 24 países de todos os continentes, totalizando 2400 poemas em pais de 2600 páginas.
Este é um projecto que enche de orgulho o seu coordenador, Adélio Amaro, que salientou o facto de ser uma iniciativa que «ano após ano tem chegado a muitos lugares do mundo sendo, desta forma, possível ajudar a divulgar a Poesia e os poetas lusófonos».
Adélio Amaro sublinhou que este projecto «só foi e é possível graças aos elementos da editora e principalmente a todos os poetas participantes», acrescentando que as seis antologias já foram apresentadas em várias localidade de Portugal, assim como Brasil, França, Suíça, Espanha, Canadá e EUA.
Desde a primeira edição que este projecto lusófono, com raízes em Leiria, tem recebido mensagens de congratulação de diversas entidades a nível mundial, desde Embaixadas, Consolados, Ministérios e Municípios representantes dos oito países lusófonos, com destaque para o ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves e o Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva.
Além da apresentação em Leiria estão já agendas outras sessões em várias vilas e cidades do país e estão a ser delineadas apresentações na Suíça e França.
A sessão do passado dia 20 contou com dois momentos de poesia e música da responsabilidade de alguns dos poetas participantes e com a actuação dos músicos Nuno Brito e Marco Sousa.
Na mesa usaram da palavra o coordenador deste projecto, Adélio Amaro, assim como Arménio Vasconcelos, presidente da Academia de Letras e Artes Lusófonas, Carlos Cardoso Luís, vice-presidente da Associação Portuguesa de Poetas e Piquifimpondo Mpuló, poeta guineense em representação de todos os outros.




Sem comentários:

Enviar um comentário