AICAL

AICALivros é uma revista on line da Associação de Investigação e Cultura dos Açores / Leiria – AICAL – que nasceu em 2008 com o objectivo de promover a Cultura e a História
dos Açores e do Distrito de Leiria. Está a constituir uma Biblioteca, com 7200 duzentos volumes e milhares de outros elementos. Com esta página a AICAL pretende essencialmente
promover aqueles que parecem esquecidos – LIVROS e ESCRITORES. Os interessados em divulgar os seus livros nesta página devem contactar aicalivros@gmail.com

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Adélio Amaro


Adélio Amaro
«Algarvia Apontamentos para a sua História» 
de Adélio Amaro e apresentação
de Mota Amaral

Posteriormente ao livro publicado em 2007, «Sentir Algarvia», este «Algarvia, Apontamentos para a sua História» de ADÉLIO AMARO, é um agregado de apontamentos de alguém que vive fisicamente em Leiria e sentimentalmente pela ligação paternal em Algarvia, concelho de Nordeste, ilha de São Miguel, Açores.
É um livro que ensaia arremessar o grito da Freguesia para além dos ecos dos picos Redondo e Vara. É um manual que arrisca dar voz à História e que ambiciona espalhar, para sempre, as mensagens dos que na Freguesia habitam e alojam as suas forças ou aqueles que bem longe nunca olvidam a aldeia onde brotaram para a vida.
Contemplando estas 864 páginas permanece a ideia de que deveriam ser muitas mais, especialmente com as descrições da sua população. Cada residente, cada natural, cada emigrante é um naco na e da História da Algarvia. Segundo o autor, «muita mais informação fica guardada na esperança de um dia ser divulgar através das páginas de outro manual».
O presente livro ostenta 41 capítulos, aborda 345 temas e 631 notas de rodapé, relativos ao povo e à aldeia de Algarvia, desde o século XV até ao início do século XXI. Foi feita uma recolha exaustiva. Por isso, muita informação, documentação e fotografias não foram publicadas no presente livro. Material que ficou no espólio da Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria. Um espólio que fica por publicar e que contém todos os registos de Baptismos, Casamentos e Óbitos desde 1837, assim como muita outra informação que traça o perfil histórico desta maravilhosa Freguesia.

ADÉLIO AMARO é apaixonado pelos Açores. Comendador Grande Oficial, nasceu em 1973, em Leiria, onde reside. Entre vários cursos frequentou Design da Comunicação e História de Arte. Foi Jornalista Profissional (1996-2005) e director de vários jornais. Actualmente é director executivo do jornal Gazeta Lusófona (Suíça) e colabora na imprensa de Portugal, Suíça, França, Canadá, EUA e Brasil. Tem cerca de 4 mil trabalhos publicados em mais de 80 jornais e revistas. É sócio gerente da Folheto Edições & Design. Já participou em mais de duas dezenas de congressos e acções de formação, em outros tantos países, na Europa, Ásia e América. Com várias intervenções, palestras, prefácios e apresentações, moderou a apresentação de mais de 200 livros. Foi Deputado da Assembleia Municipal de Leiria e presidiu a várias associações, sendo fundador e presidente da Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria (Biblioteca com mais de 7 mil volumes entre outra documentação). Diversas vezes distinguido por instituições portuguesas e brasileiras. Referenciado em vários manuais, é autor de 22 livros e cadernos e coordenador da Antologia de Poetas Lusófonos (6 volumes) em mais de 20 países de todos os Continentes. Autor dos Brasões das Freguesias da Barreira (Leiria) e Algarvia (Açores). Membro de várias Associações e Academias. Está trabalhando no projecto de levantamento histórico e fotográfico de todas as freguesias do distrito de Leiria e do Arquipélago dos Açores.

Algarvia Apontamentos para a sua História
ADÉLIO AMARO
Junta de Freguesia de Algarvia
864 PP.


Sem comentários:

Enviar um comentário